A Análise Bodynamic® é uma abordagem da Psicoterapia Somática desenvolvida por Lisbeth Marcher e sua equipe de colaboradores, cujas raízes encontram-se nos campos inter-relacionados da educação e saúde surgidos nos países escandinavos.
A partir de seus estudos iniciados na década de 60 na Dinamarca, Marcher desenvolve uma forma sistemática de testagem da responsividade muscular ao toque, a qual nomeou de “Bodymap”.
Ao utilizar essa ferramenta em sua ampla pesquisa empírica com o objetivo de aferir os diferentes níveis de responsividade muscular, ela consegue comprovar a estreita relação existente entre os diferentes tipos de respostas musculares e as atitudes de desistência, rigidez e flexibilidade associadas a diversos temas psicológicos, e também às estruturas de caráter.
Em seguida, Marcher desenvolve o conceito das onze “Funções do Ego” e suas respectivas subfunções, ou habilidades psicológicas, e consegue descobrir quais músculos estão associados a cada uma dessas habilidades e conteúdos psicológicos.
A partir da descoberta sobre os conteúdos psicológicos associados à cada músculo, bem como, do estudo sobre em que momento cada músculo se torna ativo, na perspectiva do desenvolvimento psicomotor, Marcher desenvolve o modelo do Bodynamic® dos sete estágios do desenvolvimento, com enorme precisão e profunda compreensão sobre as sete estruturas de caráter e suas respectivas manifestações corporais.
Além da sua pesquisa sobre a infância e a adolescência, Marcher também se debruça sobre o estudo de estados intrauterinos, processos de nascimento e o início da vida infantil, quando desenvolve uma metodologia específica para trabalhar com o que mais tarde vem a nomear de “Reorientação do Nascimento”.
Sendo um sistema rico, pulsante e de contínuo aperfeiçoamento, atualmente o sistema Bodynamic® tem à sua frente três gerações da mesma família, sendo a primeira representada por sua própria fundadora, Lisbeth Marcher.
A segunda geração é representada por Ditte Marcher, que influencia definitivamente este sistema com os conceitos desenvolvidos por ela sobre Dignidade, MIM e diferentes Camadas de Sentimentos. Ela é uma das criadoras da abordagem do Bodynamic® para trabalhar com trauma de choque e atuou em zonas de guerra e áreas de crise por mais de 27 anos, dando apoio e fazendo resolução de conflitos. Atualmente ela segue aperfeiçoando continuamente o Bodynamic, integrando teoria e prática.
A terceira geração é representada por Hadi Bahlawan Marcher, atual CEO do Bodynamic International® ApS, que vem realizando um consistente trabalho de expansão, levando a formação em Bodynamic® para diversos países ao redor do mundo.
No Brasil, o Bodynamic International® ApS tem o seu representante oficial e único autorizado a oferecer os cursos de Bodynamic® em território nacional, o Bodynamic International® Brasil, que sob a coordenação de Andréa Miranda vem oferecendo regularmente há mais de dez anos diferentes atividades, workshops e cursos da formação em Bodynamic®, cuja certificação é internacional.
Desenvolvido por I9vare Publicidade
Fale Conosco